Boba Eu...


Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como criança de modo algum entrará no Reino dos céus. Mateus 18.3.


Quando Jesus diz que é necessário ser como uma criança para entrar no Reino de Deus, ele está falando de coisas simples, de característicos que julgamos bobas neste mundo... Ora, só um bobo apanha em uma face e oferece a outra para bater... Só um bobo caminha dois quilômetros quando se pede para caminhar apenas um... Somente um bobo se pedirem a carteira dá também o tênis, o sapato ou a blusa a camisa... Somente um bobo confia que seus amigos não o largarão no pior momento da sua vida...
O que Jesus pede aos seus discípulos é isso: Não seja esperto, seja bobo... Seja ingênuo... Não leve a vida na esperteza... Não faça os outros de bobos... Seja você um bobo... Não acumule dinheiro no “mundo dos espertos”, acrescente graça e misericórdia diante de Deus.
Bobo é aquele que ainda acredita que o mal pode ser vencido com o bem. Bobo é aquele que mantêm suas convicções mesmo quando dizem: “Deixa de ser bobo! Todo mundo faz”! Isso é o que mais motiva o bobo a deixar de ser bobo e passar a ser esperto, todo mundo faz, todo mundo está se dando “bem”, por que eu não posso?
Só que isso fecha as portas do Reino de Deus para ele e o lança na rotina da "esperteza". O bobo é precisamente aquele que não negocia sua consciência, porque sabe que caráter, não tem preço. Bobo não é burro, nem demente... Mas é ser o reverso desse mundo “esperto”.
O que traz sofrimento ao bobo é exagero de certeza, o que traz felicidade ao bobo é o excesso de confiança.
Como diria o escritor Caio Fernando Abreu: “Dentro dele tem um coração bobo, que é sempre capaz de amar e de acreditar outra vez”. Por isso e por outras mais que prefiro ser boba e continuar no fim da fila...

0 comentários:

Postar um comentário