Cristo desanimado?
É famoso, em Buenos Aires, o cemitério da Recoleta, no bairro do mesmo nome, que fica próximo ao centro da cidade.
A seu lado há uma antiga e bela Igreja Católica É a Basílica de Pilar, ampla, muito bem conservada. Sua construção começou no final do século XVIII. É um Monumento Histórico Nacional, considerado um dos melhores exemplos da arquitetura colonial argentina. Além do altar principal há outros, laterais. A maioria deles com imagens de Cristo. E foi aí que tive a atenção despertada para um deles.
Geralmente as imagens apresentam Cristo de pé, pregando; ou sentado, ensinando. Em algumas igrejas há o Cristo morto. Mas ali é representado um Cristo sentado, com a mão no queixo (veja bem a foto) e com uma fisionomia de alguém muito preocupado. Seria a imagem de um Cristo desanimado? Bem, razões não faltariam.

Quando ele estava no mundo tantas vezes seus discípulos o desapontaram. Viam seus milagres,
seus ensinos maravilhosos, e não criam, duvidavam. As multidões estavam com Jesus na hora das curas, dos milagres. Quando chegou a hora mais difícil de sua vida, debandaram. Os discípulos também. Ele morreu e ressuscitou. Deixou-nos maravilhosos ensinos e promessas. E o que temos visto através dos tempos, inclusive às vezes em Sua Igreja? E o que vemos hoje em nosso mundo? Muita maldade, egoísmo, violência, etc.
Vejam isto que aconteceu. Há poucos dias a Internet mostrou um vídeo de uma menininha chinesa de dois anos. Estava parada num mercado, em lugar que passavam alguns veículos. Pois uma van, que estava parada, avançou e passou sobre o corpo da menina que estava bem visível à sua frente. O corpinho travou a roda de traz, mas o motorista acelerou e passou novamente sobre a criança. A seguir circularam pessoas, motos e mais uma caminhonete, trafegando lentamente, que novamente atropelou a criança. Só aí uma mulher a pegou. A cena final era num hospital, com a chinesinha numa CTI. Depois ficamos sabendo que ela morreu. Uma coisa bárbara, revoltante. E a cada dia tomamos conhecimento de outros fatos terríveis.
Pode-se argumentar que o caso da menina foi na China, um país não-cristão. Mas, e por aqui, um
”país cristão”, onde há tantos que se dizem cristãos, porém não têm sido capazes de mudar esta situação!
Seria mesmo para qualquer um desanimar, porém isto jamais aconteceria com Jesus, o filho do Deus vivo. Pois sabemos que mesmo diante de tanta coisa ruim Ele não desiste. Continua a nos oferecer
amor, perdão, salvação, vida digna e amorosa. Assim como Ele não desiste, nós também não
podemos desistir. Temos que pregar o seu amor, a sua salvação, os seus ensinos, que podem mudar
este mundo para melhor. E agir. Aquela imagem para mim é um desafio. Veja novamente a foto e sinta-se desafiado também a trabalhar na seara cristã. Charles Chaplin, o Carlitos, falando sério disse: “Para o triunfo do mal, basta que os bons fiquem de braços cruzados.”
Portanto, vamos nós orar, e trabalhar e mostrar a cada dia o Seu amor ao próximo.

Texto e fotos de Luiz B. Pimenta

0 comentários:

Postar um comentário